Neste domingo, dia 1º, será realizada a eleição dos membros do Conselho Tutelar na escola Octacílio de Oliveira Ramos, no bairro Higienópolis, das 8 às 17 horas. Em Catanduva, nove candidatos concorrem aos cinco cargos disponíveis: Bill Paraná, Dany Burgueira, Evandro Seminatti, Fabio Zerlotini, Fernando Ferreira, Professora Kátia Almeida, Rafael Abrão, Sonia Rocha (Sol) eVinicius Baraldi.
A escolha dos conselheiros tutelares acontece a cada quatro anos, no ano subsequente ao da eleição presidencial. O voto é sigiloso e facultativo, sendo que todos os eleitores que estiveram com o título regularizado poderão votar.
Para concorrer ao cargo, os candidatos precisaram atender requisitos básicos, como ter experiência de, no mínimo, dois anos no trato socioeducativo com crianças ou adolescentes.
Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.