Dois projetos de recuperação ambiental do córrego Piedadinha foram selecionados para a final do concurso Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, criado pela organização WWF-Brasil. As iniciativas são coordenadas pela escola estadual Professora Alzira Valle Rolemberg e têm apoio e ações em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo e Serviços Gerais e do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
A escola participa do concurso com os projetos “Água: Fonte da Vida!” e “Salvando o Nosso Córrego Piedadinha!”, tanto na categoria Comissão Julgadora como na de Voto Popular, com participação aberta: qualquer pessoa pode conhecer os finalistas e votar em até duas propostas pelo site restauranatureza.org.br/votacao-popular.
Ações municipais
O córrego Piedadinha tem três quilômetros de extensão e deságua no rio Preto. Sua nascente fica entre as pistas da avenida Antônio Marcos de Oliveira, no limiar dos bairros Jardim das Oliveiras e Maria Lucia. O trabalho de recuperação ambiental teve início em 2022, com a limpeza da cabeceira do córrego, até então prejudicado pelo descarte irregular de lixo e pelo rompimento de dutos de canalização.
A Prefeitura também viabilizou o plantio de 600 mudas de árvores nativas para recompor a mata ciliar e proteger a nascente, a partir de dezembro do último ano. Já em 2023, foram realizadas obras para contenção de erosão e recomposição de galerias.
Realizadores
Os dois projetos da escola Alzira Valle Rolemberg têm orientação da professora Sandra Zanatta Rodrigues Galavotti. Para conhecer melhor as iniciativas e votar, basta acessar o site do concurso Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, pelo endereço restauranatureza.org.br/votacao-popular.