A campanha Outubro Rosa tem mobilizado as unidades de saúde da Fundação Padre Albino em ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama com foco na importância do cuidado contínuo com a saúde. No Recanto Monsenhor Albino, na última terça-feira (29 de outubro), foi realizada atividade para conscientizar os colaboradores sobre o tema.
Através da enfermeira responsável técnica da entidade, Juliana Fachim, a ação destacou práticas de prevenção e orientação ao diagnóstico precoce com a utilização da prótese “Mama Amiga”, ferramenta didática que auxilia na identificação de nódulos com possíveis alterações. A técnica foi aplicada para instruir sobre o autoexame das mamas, prática simples, mas de extrema importância na detecção precoce de qualquer anomalia.
Juliana ressaltou afirmando que “o autoexame é uma forma de conhecermos o nosso corpo e percebermos mudanças. Essa prática é fundamental para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que salva vidas. Não apenas as mulheres devem ficar atentas, mas os homens também, já que, embora seja raro, o câncer de mama pode acometê-los.”
A ação faz parte das atividades promovidas pela Fundação durante o Outubro Rosa, com o objetivo de educar colaboradores e a comunidade, fornecendo orientações sobre a importância de exames preventivos regulares e do autocuidado. As unidades promoveram palestras, oficinas e encontros ao longo do mês.