22.3 C
Catanduva
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoRio Preto é a sexta cidade mais sustentável do Brasil

Rio Preto é a sexta cidade mais sustentável do Brasil

Rio Preto é a sexta cidade mais sustentável do País, de acordo com o Ranking Cidades Sustentáveis 2023, divulgado pela consultoria Bright Cities. O levantamento é embasado em análise de dados oficiais com o foco em 5 pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

A Bright Cities é uma plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO 37120 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As cinco primeiras colocadas no ranking, pela ordem, são Barueri, São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia.

Segundo os técnicos da Bright Cities, “cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando da tecnologia e da inovação para tornar a gestão pública mais eficiente. Nelas, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.”

O estudo avalia indicadores como saneamento básico, conectividade aérea, consumo de água e energia elétrica, emissão de gases de efeito estufa, mortes no trânsito, acesso à telefonia e à internet, número de empresas, números de leitos hospitalares e de médicos, entre outros.

O levantamento mostra sintonia com o estudo de outras instituições renomadas. Um dos destaques na Bright Cities, por exemplo, é justamente o saneamento, que recentemente foi apontado como exemplo positivo de Rio Preto em ranking do Instituto Trata Brasil.

De acordo com o Ranking do Saneamento Básico, divulgado em 20 de março pelo Instituto Trata Brasil, Rio Preto aparece em 1º lugar do País entre os municípios com a melhor qualidade de serviço. O levantamento que contempla as 100 maiores cidades do País avalia dados do Ministério das Cidades (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS).

Além da oferta de água potável de qualidade, Rio Preto tem praticamente 100% de esgoto tratado. Entre outros itens que colaboraram para a classificação está o combate às perdas. Rio Preto tem a 4ª menor perda água tratada no país, segundo estudos do Instituto Trata Brasil, de 2022.

“O foco da nossa gestão é buscar o aperfeiçoamento contínuo, com projetos consistentes que perpassem governos, pensando sempre na qualidade de vida desta e das futuras gerações de rio-pretenses. A ótima posição neste e em outros rankings é uma prova que estamos no rumo certo, trabalhando muito e inovando sempre”, disse o prefeito Edinho Araújo.

Rio Preto também aparece no ranking da consultoria Macroplan entre as três melhores cidades brasileiras para se viver.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES