12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesRio Preto: mais de três mil pessoas foram testadas durante Campanha Fique...

Rio Preto: mais de três mil pessoas foram testadas durante Campanha Fique Sabendo

Na 16ª edição da Campanha Fique Sabendo, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 3.015 testes sorológicos de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, sífilis e hepatites virais. Do total de testes realizados, 88% foram testes rápidos. 

“Este ano, utilizamos como estratégia motivacional a intensificação do teste rápido, pois é um método de diagnóstico imediato e com rápida resolutividade. O resultado foi surpreendente”, afirmou a coordenadora do Programa de ISTs/Aids do município, Camila Ishizava.

Os testes foram realizados na primeira semana de dezembro nas unidades básicas de saúde e em locais públicos, com grande fluxo de pessoas, como o terminal urbano. No total, o município realizou 42 ações extramuros, possibilitando o acesso a informações de prevenção e diagnóstico precoce.

Na campanha, sete pessoas foram diagnosticadas com HIV, 70 com sífilis, duas com Hepatite B e cinco com Hepatite C. “São pessoas que agora têm a possibilidade de iniciar o mais rápido possível o tratamento, e, dessa forma, interromper a cadeia de transmissão”, completou. 

Entre as unidades básicas de saúde, a UBS Nova Esperança foi a que mais realizou testes rápidos na campanha: 225 pessoas foram testadas. “Todas as unidades se empenharam muito para a campanha desse ano superar a do ano passado, assim, todas estão de parabéns”, finalizou Camila.

Este ano, a campanha realizou 54% a mais de testes em relação ao ano anterior. 

Rotina

Tanto as unidades básicas de saúde quanto o Completo de Doenças Crônicas Transmissíveis participam do Programa Fique Sabendo, que oferece testes rápidos e convencionais contra ISTs. Para fazer o teste, não há necessidade de agendamento. 

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES