As férias escolares estão acabando, mas ainda dá tempo de aproveitar as opções de lazer para a garotada oferecidas pela Prefeitura de Rio Preto. São diferentes lugares e atividades para todos os gostos. A diversão também está garantida para a família.
Para quem curte um contato mais próximo com a natureza, os Parques Ecológicos Norte e Sul contam com áreas arborizadas, brinquedos infantis e quiosques. Nas férias, é comum ver famílias confraternizando em piqueniques e crianças se divertindo em árvores, nos brinquedos e na tirolesa, que é operada por monitores e possui todos os equipamentos necessários para uma travessia segura.
Fernanda Segantini aproveitou uma tarde de sol para levar Arthur e Nicolas, ambos de 8 anos, ao Parque Ecológico Norte. Os meninos correram, subiram em árvore e divertiram-se nos brinquedos. “É uma opção de divertimento diferente, principalmente para a gente que mora em apartamento. Aqui há espaço, eles correm, tem terra, areia, árvores, tem tudo.”
Ambientes arborizados e frescos o visitante encontra em abundância no Zoo de Rio Preto. Ocupando uma área de 14 hectares de um fragmento isolado de floresta e abrigando cerca de 300 animais de 75 espécies, o local faz 50 anos e caminha para se tornar Zoobotânico, reforçando seu caráter científico. A família da estudante Vitória Nunes, 16 anos, de Aparecida de Minas, distrito da cidade de Frutal, aproveitou a estadia em Rio Preto e foi passar uma manhã no Bosque.
Há uma exposição comemorativa – “De Bosque à Zoobotânico: a importância do Zoo de Rio Preto”, até o dia 25, no Rio Preto Shopping. A ideia é mostrar como o zoológico, ao longo de sua história, deixou de ser um espaço apenas de lazer e entretenimento para trabalhar na conversação de espécies nativas, na educação ambiental e no acolhimento e recuperação de animais da fauna silvestre da região.
Se a prioridade é se divertir para valer, então o Parque Cidade da Criança é garantia certa. Com muitos brinquedos, além de fonte para as crianças se refrescarem, a maior tirolesa dos parques municipais e tobogã, o local oferece bons momentos para a garotada e para a família.
A professora de educação física Márcia Cristina Morelli Massaroli, moradora de José Bonifácio, aproveitou compromissos em Rio Preto e deu uma passada com os filhos Julia, 9 anos, e Rafael, 3 anos, no Parque Cidade da Criança. “Nos dias de hoje, as crianças estão muito voltadas à tecnologia, então ficam muito tempo dentro de casa. Um espaço livre, aberto, onde podemos explorar a criatividade e trabalhar a coordenação motora é excelente para o desenvolvimento da criança. Então, não tem coisa melhor.”
Mas para quem não quer sujar o pé na areia, é possível fazer um percurso na Minicidade do Trânsito, instalada no Plaza Avenida Shopping, até o dia 29 de janeiro. O projeto visa à conscientização sobre o trânsito, já que crianças usam bicicletas para completar um circuito com ruas, faixas de pedestre, placas de trânsito e até um semáforo! A estudante Beatriz Nunes Santana de Oliveira, 9 anos, aprovou a experiência e diz que pretende se tornar uma boa motorista. “É muito importante a gente aprender, porque, quando crescer, vai fazer parte da nossa vida”, diz.
Serviço:
– Parques Ecológicos Norte e Sul – terça a domingo – 9h às 17h
Norte – Avenida Antonio Antunes Junior, 3977 – Jardim Antunes
Sul – Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1.300, São Francisco;
– Zoo de Rio Preto – terça a domingo – 9h às 17h
Rua José Deguer, s/n, Jardim Nazareth;
– Parque Cidade da Criança – terça a domingo – 9h às 17h
Rua Daniel Antônio de Freitas, s/n, Distrito Industrial;
– Minicidade do Trânsito – diariamente, até dia 29, 14h às 21h30; aos domingos, das 14h às 20h
Plaza Avenida Shoppping – Avenida José Munia, 4.775;