17.3 C
Catanduva
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img
InícioDestaquesRio Preto recebe prêmio nacional por gestão sustentável

Rio Preto recebe prêmio nacional por gestão sustentável

As iniciativas de São José do Rio Preto por meio de investimentos em ações ambientais, práticas sustentáveis e uso da tecnologia levaram a Fundação Ulysses Guimarães a conceder ao município o “Prêmio de Boas Práticas em Gestão Ambiental Maguito Vilela”. O diploma e troféu relativos à conquista na categoria “Sustentabilidade” e de “Município Destaque” foram recebidos pelo prefeito Edinho Araújo, durante solenidade na terça-feira, 28, em Brasília.

Ao receber e analisar 105 trabalhos apresentados por 65 municípios brasileiros administrados pelo MDB, a Fundação Ulysses Guimarães concedeu a Rio Preto o principal prêmio da noite pelo projeto “Rio Preto, Cidade Inteligente, Resiliente e Humana”. A conquista reconhece as práticas ambientais sustentáveis e baseadas em tecnologia que geram benefícios diretos e indiretos para a população de 480.439 habitantes.

“Com muita honra, São José do Rio Preto foi reconhecida pelas melhores práticas municipais neste evento que não só destaca as boas gestões como inspira gestores a alcançar padrões de desempenho e transformação por meio da construção e implementação de inovações nas políticas públicas”, diz Edinho, lembrando que o prêmio “é conquista de uma equipe, pois ninguém faz nada sozinho”.

Para Edinho, o reconhecimento é resultado de uma administração que age no presente “preocupada com o amanhã, com o futuro das nossas crianças, dos jovens, das mulheres, e dá atenção especial aos idosos. Não é nem a velha nem a nova, mas a boa política, ouvindo a população, a saúde, a educação, o jovem, a melhor idade. Quando assumi o governo pela primeira vez, Rio Preto tinha só 3% de tratamento de esgoto e faltava água. Hoje temos 100% de água e de esgoto tratados. É a atenção à infraestrutura, que traz perspectiva de gerar mais emprego e empreendedorismo”.

Com um histórico de investimento em meio ambiente que deu à cidade o título de tricampeã do programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo, pela excelência em gestão ambiental, Rio Preto tem o melhor saneamento básico do Brasil, de acordo com o Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil em 2023, reflexo da atuação do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), autarquia criada pelo governo de Edinho.

Rio Preto foi a primeira cidade do interior paulista (e segunda do Estado) a aderir aos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Os frutos são resultado de iniciativas que vêm de longe e de diversas frentes, alavancadas pela instalação de um Parque Tecnológico e adoção de propostas que privilegiam a sustentabilidade.

Novos lotes de ônibus adquiridos em 2023 são dotados de tecnologia mecânica Euro 6, que é mais sustentável por emitir, em média, 33% menos poluentes. Na comparação com os motores convencionais, os novos ônibus reduzem em 72% a emissão de hidrocarbonetos, em 50% a de material particulado e em 80% a de óxido de nitrogênio.

Como forma de agilizar e ampliar a segurança, reduzindo a circulação de valores em espécie, em 2022 os usuários do transporte coletivo urbano de Rio Preto ganharam uma opção adicional de pagamento da passagem: adquirindo créditos – com opção de pagamento via Pix, sistema também usado no sistema de estacionamento rotativo.

Em nova ação sustentável, progressivamente, o município está instalando iluminação de LED em todas as principais vias públicas e parques, onde também foi ampliado todo o sistema de acessibilidade. Áreas antes desprovidas de arborização estão sendo “abraçadas” pelo verde e ganhando permeabilidade, inclusive na região central.

Os vencedores

Categoria Desenvolvimento Econômico – Osório/RS
Categoria Mobilidade Urbana – Aparecida de Goiânia/GO
Categoria Desenvolvimento Social – Rio Grande/RS
Sustentabilidade – São José do Rio Preto/SP
Município Destaque – São José do Rio Preto/SP

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES