22.1 C
Catanduva
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioCatanduvaSaúde implanta serviço odontológico de urgência na UPA

Saúde implanta serviço odontológico de urgência na UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Catanduva passa a fazer procedimentos odontológicos de urgência e emergência. A medida foi possível devido a um novo aditivo contratual de prestação de serviços entre a Secretaria de Saúde e a Organização de Saúde Mahatma Gandhi, responsável pela gestão da unidade.

O serviço recém-implantado visa agregar a oferta de atendimentos de urgência e emergência. Para atender a demanda, um consultório foi montado. As instalações contam com os devidos equipamentos odontológicos.

“Estamos investindo cada vez mais na saúde da população. O serviço de odonto na UPA atende ao que buscamos que é a ampliar os atendimentos. Vai colaborar com a população e a humanização que preconizamos”, ressalta Padre Osvaldo.

O serviço Odontológico na UPA é diário e funciona com a seguinte escala de plantão:

De segunda a sexta – das 18h às 22h

Aos sábados, domingos e feriados – das 7h às 19h

O novo consultório agrega à estrutura de serviços na UPA. Em outra ação recente, o atual governo municipal colocou em funcionamento a Farmácia da UPA 24h, que disponibiliza, gratuitamente, remédios aos pacientes com receitas geradas mediante alta-médica na própria unidade.

“O propósito é atender pacientes que não podem aguardar pelo serviço de rotina. Nos horários de plantão, além de toda a estrutura, haverá um profissional à disposição”, destaca Adriano de Araújo, secretário de Saúde.

Dede o começo do mês, quando passou a funcionar, até quinta-feira, dia 20, o serviço odontológico na UPA registrou 65 atendimentos. “As primeiras experiências têm sido positivas. Antes, o paciente passava por um médico e era encaminhamento para atenção básica para os procedimentos posteriores. Agora, o paciente é atendido diretamente pelo dentista que faz o acolhimento e o procedimento necessário ao atendimento de urgência. Na seqüência, o paciente é referenciado à Atenção Básica”, ressalta Nelson Alves Pinheiro Neto, gerente da Unidade de Pronto Atendimento.  

O atendimento odontológico convencional, mediante agendamento, continua sendo prestado nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO na rua São Paulo.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES