21 C
Catanduva
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_img
InícioCulturaSesc Catanduva recebe espetáculo teatral "Sacarose"

Sesc Catanduva recebe espetáculo teatral “Sacarose”

O ator e dramaturgo Edu Rosa, bacharel em artes cênicas pela Unicamp e pela Universidad Católica de Chile, é o idealizador do projeto teatral “Sacarose”, que será apresentado na próxima quinta-feira, dia 1º, às 20 horas, no palco do Sesc Catanduva.

Sacarose é uma obra de autoficção que traça um paralelo entre as memórias históricas do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil e as memórias pessoais do ator referentes aos abusos trabalhistas vividos por seus familiares nos canaviais.

A peça traz ao palco a discussão sobre os vestígios do passado colonial brasileiro que se mantém “vivos” até hoje. Para exemplificar e fazer com que o público mergulhe no cenário, a obra opera no limite entre realidade e ficção, fazendo uso de depoimentos dos familiares do performer, que são ex-boias-frias, em contraste à figura de um narrador que não se reconhece na realidade em que está inserido e precisa da cana-de- açúcar para “passear” pelas suas origens. Este narrador é a metáfora caricatural de um Brasil que acredita ser uma república progressista enquanto mantém o cultivo de seus velhos hábitos coloniais.

O espetáculo, grátis e aberto ao público em geral, incentiva o pensamento histórico e constrói, junto ao público, mecanismos para uma análise crítica da sociedade brasileira, inspirado em ensaios de Lima Barreto, Machado de Assis, Sérgio Buarque de Holanda e Maria Rita Kehl sobre o bovarismo brasileiro.

Oficina “Voz e Movimento”

Na sexta-feira, dia 2, às 19 horas, e no sábado, às 16, Edu Rosa fará uma oficina teatral aberta ao público, estruturada a partir do processo de preparação utilizado por ele para o espetáculo “Sacarose”.

Durante as aulas, os participantes vão trabalhar a relação que existe entre o corpo e a voz, o som e o movimento e tem como objetivo apresentar dispositivos que auxiliem atores e atrizes no trabalho de preparação para a criação cênica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível no portal do Sesc.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES