25.9 C
Catanduva
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoSetembro Verde: HB mobiliza sociedade na conscientização de Doação de Órgãos 

Setembro Verde: HB mobiliza sociedade na conscientização de Doação de Órgãos 

Como parte das ações de conscientização da campanha Setembro Verde, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, junto à população, realizará no dia 14 de setembro, no Plaza Avenida Shopping, das 9h às 15h, a ação ‘Conversas Salvam Vidas’, com intuito de conscientizar a população sobre a importância de conversarem com seus familiares sobre a doação de órgãos. 

Profissionais do hospital realizarão testes de glicemia, aferição da pressão arterial, além de teste de tipagem sanguínea, com incentivos para doação de sangue, uma vez que para receber um órgão o receptor necessita ser compatível com o sangue do doador.

Em agosto, HB atingiu o recorde em transplantes de rins, com um total de 22 procedimentos. O número é o maior dos últimos 30 anos. Ao todo, o HB já realizou 1.912 transplantes de rim desde a criação do setor, em 1992. Esses números reafirmam a posição do HB como um dos 15 maiores e mais ativos centros de transplantes renais do Brasil.
 
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil é o quarto país em número absoluto de transplantes renais, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Em 2021, o Brasil realizou 4.777 transplantes de rim. Apesar de bons números, a ABTO afirma que seriam necessários 12.609 órgãos em todo o país para atender toda a demanda.
 
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HB tem um trabalho atuante na capacitação de seus profissionais para maximizar a aceitação familiar na doação de órgãos. Essa atuação reflete bons índices para a região de Rio Preto.
 
Para o coordenador da OPO do HB, Dr. João Fernando Picollo, a comunicação assertiva faz toda a diferença na aceitação da família no momento da doação de órgãos. “A maneira como se comunica faz toda a diferença no entendimento do familiar que recebe a informação. Esse entendimento claro facilita a relação médico-paciente. Graças aos treinamentos e capacitações, temos resultados semelhantes e em alguns aspectos muito melhores do que a média nacional, devido a facilidade que os profissionais aqui da nossa região têm em comunicar o estado crítico de um paciente para o familiar”, disse Dr. Picollo.
 
Os índices de recusa das famílias para doação de órgãos em nossa região também são um dos melhores do Brasil. Em 2022, a região de Rio Preto teve 26 doadores e uma recusa familiar de 31%. Já no primeiro semestre de 2023, foram 32 doadores, com uma recusa familiar menor, de 29%, fatores que mostram maior aceitação dos familiares quando o assunto é doação de órgãos.
 
“Estamos extremamente orgulhosos dos incansáveis esforços de nossa equipe multiprofissional, que trabalharam em conjunto para concretizar esses bem-sucedidos transplantes renais. Esse marco é resultado do aumento no número de procedimentos retomados após a pandemia e da contínua solidariedade das famílias”, disse Dr. Mário Abbud, coordenador do Centro de Transplantes de Órgãos do Hospital de Base (CINTRANS).

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES