20.8 C
Catanduva
segunda-feira, abril 15, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoTutores podem agendar castração de animais em mutirão

Tutores podem agendar castração de animais em mutirão

A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto promove a terceira edição do mutirão de castração deste ano. A ação acontece no Complexo Swift de Educação e Cultura, de 4 a 9 de julho. Desta vez, tutores que tenham solicitado o serviço podem entrar em contato para agendar dia e horário nesse período.

A mudança no procedimento tem por objetivo diminuir o número de ausências nos dias de esterilização em massa. “Além da dificuldade em contatar o tutor, há muita falta nos dias do mutirão, o que tira a vaga de um animal que está na fila. Então, como estamos adiantados, os interessados podem ligar na secretaria para agendar o procedimento”, diz a secretária Cláudia De Giuli. A equipe também entra em contato via WhatsApp, para fazer o agendamento, já com dia e horário marcados.

Entre janeiro e o penúltimo dia de maio deste ano, foram castrados 3.627 animais em Rio Preto, nos mutirões e no serviço oferecido de segunda a sexta-feira. Do total, 1.558 (42,9%) foram submetidos ao procedimento nas duas edições anteriores da esterilização em massa.

Felinos primeiro

Durante os dias de mutirão em julho, os felinos machos e fêmeas são castrados primeiro, a partir das 8h. Depois, é a vez dos caninos de ambos os gêneros. No último dia, além dos felinos, somente cães machos serão submetidos à esterilização.

Os tutores cujos animais serão esterilizados devem se atentar aos cuidados pré-operatórios, principalmente o jejum de oito horas, de alimentos sólidos e água, tanto para cães quanto para gatos. Além disso, os cachorros devem estar com coleiras, guias e focinheiras, se necessário, e os gatos precisam estar em caixas de transporte ou de papelão, com furos. “Pedimos aos tutores que não levem os gatos no colo, pois é um ambiente com muita gente, muito agitado e isso pode estressar o animal. Também é preciso levar um saquinho higiênico para não deixar sujeira no local”, lembra Cláudia.

O procedimento demora cerca de duas horas, pois o animal é liberado somente depois de voltar da anestesia. Assim, os tutores também precisam se precaver e levar água e lanche para consumo próprio, se necessário. É preciso ainda portar documento pessoal e comprovante de residência no nome, pois tais dados constarão no microchip a ser implantado no animal.

Para cadastrar o animal no serviço de esterilização oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Rio Preto, é preciso acessar o link:
https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/.

O telefone de contato para agendar a castração é o (17) 3513-5050. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES