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Urgência e Emergência do HPA registrou mais de 52 mil atendimentos em 2022

A Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Padre Albino registou aumento significativo nos atendimentos em 2022, segundo informações do Relatório Anual de Atividades da Fundação Padre Albino, mantenedora do hospital. Durante o ano foram registrados 52.005 atendimentos, o que corresponde a aumento de 30% comparado ao ano anterior, quando 39.983 pacientes deram entrada na unidade.

Em regime de plantão presencial 24h, a UEE, que recebe pacientes encaminhados através da CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e via SAMU, atendeu, em média, 142 pessoas por dia, o que equivale a seis pacientes a cada uma hora. “Além de investimentos em equipamentos que otimizam o diagnóstico definitivo, a Unidade de Urgência e Emergência do HPA dispõe de salas de emergências clínica e cirúrgica, observações adulto e pediátrica, consultórios e salas auxiliares – estrutura necessária para atendimento imediato, tanto para paciente crítico e potencialmente crítico, destacando-se por ser referência, também, no atendimento ao politraumatizado”, explica a gerente de Gestão do Cuidado, Simone Trovó.

Do total de entradas, 41% foram de usuários do Sistema Único de Saúde/SUS, prevalecendo a faixa etária entre 20 a 29 anos entre os mais atendidos, o correspondente a 7.821 pacientes durante o ano. Na microrregião, com 18 municípios de abrangência, Catanduva soma 74% dos atendimentos, enquanto que 1.151 pacientes eram provenientes de outras cidades que não fazem parte da cobertura regional.

Segundo dados do relatório de 2022, os atendimentos foram distribuídos em 30 especialidades médicas, sendo as mais comuns Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia, Ortopedia/Trauma e Pediatria. A Clínica Médica, com diversos tipos de assistência que não demandam cirurgia, somou 16.416 atendimentos; em segundo, a Pediatria com 12.287. Dentro da Urgência e Emergência, a especialidade Cirurgia Geral realizou média de 18 procedimentos/dia.

A diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Rocha Bugatti, aponta outras ferramentas que facilitam a agilidade do atendimento. “Também aplicamos a metodologia Lean, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, uma filosofia de gestão para melhoria de processos dentre outras reestruturações que a instituição está realizando”, ressalta.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
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