A estratégia de vacinação contra a Gripe de 2025 foi antecipada de 7 para 2 de abril em Rio Preto, com a chegada das doses ao município nesta terça-feira, 1º de abril. Inicialmente, o município receberá 11.430 doses, que serão distribuídas nas 29 unidades básicas de saúde da cidade.
Conforme as doses são utilizadas, a Secretaria Estadual de Saúde faz a reposição, levando em consideração a população estimada. Este ano, e estimativa é de que 207.892 pessoas sejam vacinadas em Rio Preto, sendo 132.797 com meta de 90% de cobertura vacinal — idosos, gestantes e crianças.
Quem pode se vacinar?
O Ministério da Saúde elencou grupos prioritários para receber a vacina:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos;
- Gestantes e puérperas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das forças armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua;
- Povos indígenas e quilombolas.
Onde a vacina está disponível?
A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto. O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até às 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até às 19h30.
Como se vacinar?
O munícipe que faz parte do público-alvo deve procurar a UBS mais próxima da residência, levando o documento pessoal, e, se tiver, a carteira de vacinação. Para os grupos especiais, é necessário apresentar comprovante de função ou de condição (comorbidade).
As doses são aplicadas por ordem de chegada.
Por que se vacinar?
A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir formas graves da Influenza. Em 2024, Rio Preto registrou 215 casos de Influenza e 24 óbitos, reforçando a importância da vacina. No entanto, a cobertura vacinal da campanha atingiu apenas 60%, abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a Influenza é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação. Este ano, a composição inclui os vírus H1N1, H3N2 e B (Victoria), todos inativados e fracionados, garantindo segurança e eficácia.