A Vigilância Sanitária de Rio Preto intensificará a fiscalização a peixarias na Semana Santa, celebrada de domingo, 2/4, até a Páscoa, 9/4. Com o aumento das vendas de pescados no período, os fiscais do serviço percorrerão os estabelecimentos comerciais para certificar a procedência dos produtos e o correto armazenamento.
O consumidor também deve ficar atento ao comprar os pescados, observando se a peixaria e o estabelecimento são licenciados pela Vigilância Sanitária Municipal e se os produtos possuem inspeção dos órgãos oficiais – SIM (Serviço de Inspeção Municipal), SISP (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo) e SIF (Serviço de Inspeção Federal).
Os produtos devem ser expostos em locais com as temperaturas recomendadas pelos fabricantes. Além disso, o estabelecimento deve cumprir as boas práticas de manipulação de alimentos.
Caso o consumidor encontre irregularidades, pode denunciar o estabelecimento à Vigilância Sanitária, por meio da Ouvidoria da Secretaria de Saúde. O telefone é 0800 770 58 70.
Em caso de descumprimento sanitário, a Vigilância Sanitária impõe o auto de infração, que pode ser convertido em advertência ou multa, que varia de 5 a 700 UFMs (R$ 366,5 a R$ 51.300).