A vigésima quinta edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2022 teve o maior número de alunos urupeenses já inscritos. Essa é a quarta vez que o município participa da competição, e nesse ano 472 estudantes da escola municipal Prof. Athayr da Silva Rosa participaram da prova que aconteceu de maneira presencial.
A prova é voltada para alunos do 6° ao 9° ano, e a prova aconteceu no dia 20/05/2022, durante o horário de aula, e todos os alunos presentes puderam participar. Os professores da escola aplicaram a prova no horário de aula, que teve apenas uma fase, com 10 questões de múltipla-escolha, distribuídas em: 7 perguntas de Astronomia e 3 perguntas de Astronáutica.
De acordo com a Professora Priscila Barata, que acompanha o processo da aplicação da prova desde o primeiro ano que o município passou a participar, a competição avalia o conhecimento dos estudantes nas áreas de ciências aeroespaciais. E que um diferencial da prova é que os alunos que prestam podem se aprofundar nos assuntos abordados na prova, o que atribui conhecimento à vida deles.
Os medalhistas de 2022 são: Pedro Henrique Gabriel- 9° ano C, que levou medalha de Ouro, Jeferson Adriano Silva Flores – 9° Ano A que conquistou a medalha de Prata e Pedro Henrique Braga Artiolli do 9° ano C que ganhou a medalha de Bronze.
Todos os alunos que participaram receberão certificado, e os alunos com as maiores notas ganharam medalhas. Os certificados serão enviados para os participantes até o final de 2022.