18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeCatanduva inicia atendimento especializado para população LGBTQIA+

Catanduva inicia atendimento especializado para população LGBTQIA+

A Secretaria de Saúde iniciou o serviço de atendimento especializado, de acordo com protocolo, que inclui hormonioterapia gratuita para população transexual. 

O ambulatório LGBTQIA+ funcionará no CEM – Centro de Especialidades Médicas – antigo postão da Rua Pará. O atendimento será todas as quartas-feiras, das 16 às 19 horas.

O ambulatório conta com atendimento psicológico e serviço social, além do tratamento de terapia hormonal, um dos recursos disponíveis para a transição de gênero de mulheres e homens trans, que não se reconhecem com o gênero atribuído ao nascimento.

“A terapia hormonal promove mudanças corporais que fazem com que a aparência física da pessoa esteja de acordo com sua identidade de gênero, proporcionando maior bem-estar físico, mental e emocional”, explica Luiz Gustavo Cunha, responsável pelo ambulatório, médico da família e comunidade, pós-graduado em saúde LGBTQIA+. 

A disponibilização do tratamento atende uma demanda reprimida desde 2018. Por falta de atendimento na rede pública, muitas pessoas transexuais acabam recorrendo à automedicação que pode gerar riscos à saúde. 

O acompanhamento com equipe especializada e voltada para este tipo de atendimento é o correto para estabelecer a dose certa dos medicamentos, além de tratamento ideal, envolvendo toda a equipe multiprofissional e, assim, evitar problemas futuros de saúde relacionados à falta de assistência adequada para esta população. 

O novo protocolo também inclui atendimento diferenciado nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Nasf. Vale ressaltar que qualquer pessoa LGBTQIA+ interessada no atendimento deve, inicialmente, procurar sua unidade de referência para iniciar todo o processo.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES