Catanduva contabilizou 2335 postos de trabalho gerados entre janeiro e outubro de 2023. Desses, 868 foram ocupados especificamente por pessoas negras e pardas, representando um percentual de 37% do total de vagas. Enquanto que, em 2021, Catanduva gerou 639 novos postos de trabalho para esse mesmo segmento populacional.
No comparativo entre esses dois períodos, 2021 e 2023, o crescimento chega a 35,87% – nas oportunidades de emprego para a população preta e parda no município. Os dados fazem parte do levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conforme base de dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho.
“Perante os números constatamos a equidade e inclusão no mercado de trabalho local”, destaca o secretário Fernando Braz.
Em análise mais profunda dos dados, a Secretaria constatou que, dos 868 novos empregos, 597 foram ocupados por indivíduos com ensino médio completo, demonstrando um investimento claro na educação e formação dessa parcela da população. Além disso, 89 pessoas com fundamental completo, 87 com ensino médio incompleto e 19 com ensino superior completaram o quadro de contratações.
A distribuição por faixa etária evidencia a inclusão de diversas idades no mercado de trabalho: 90 pessoas com 18 anos, 48 com 22 anos, 43 com 19 anos, 40 com 20 anos, e uma representação variada em outras faixas etárias, incluindo 35 pessoas com 48 anos, 32 com 45 anos, 29 com 49 anos, e assim por diante.
O transporte liderou com a contratação de 224 pessoas em seu primeiro emprego, enquanto as atividades administrativas ofereceram oportunidades para 173 indivíduos. A indústria de transformação, com 155 novas contratações, e o comércio e reparação de veículos automotivos, com 61, também desempenharam papéis cruciais.
De maneira notável, todos os setores produtivos apresentaram saldo positivo na contratação dessa população. Desde a agropecuária com 45 novos contratados até a indústria liderando com 153, cada segmento demonstrou um compromisso em promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
“Esses números refletem não apenas um avanço significativo na inclusão e diversidade no mercado de trabalho de Catanduva, mas também corroboram o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em promover uma cidade mais justa e igualitária para todos os seus cidadãos”, destaca o secretário Fernando Braz.
Texto: Assessoria Prefeitura de Catanduva