Os colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva participaram do encontro formativo sobre a Política de Atendimento com Dignidade, que reforça o respeito às crenças, diferenças, limitações e escolhas dos pacientes. A atividade teve como objetivo capacitar os profissionais para acolhimento ainda mais humanizado e inclusivo na unidade.
Durante a ação realizada no dia 2 de abril, além das orientações sobre a política institucional, foi apresentada a nova ferramenta do Programa São Paulo São Libras, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o AME-SP, que permite que os órgãos públicos estaduais tenham acesso à Central de Interpretação de Libras.
“Por meio do serviço ICOM (tradutor digital de Libras), os servidores públicos podem contar com intérpretes em tempo real, via videochamada, para facilitar o atendimento de cidadãos surdos de forma gratuita e acessível. O objetivo é assegurar que nossos profissionais estejam aperfeiçoados para praticar a inclusão desses pacientes na unidade”, explicou Jaqueline Brambila, gerente de Enfermagem do AME.
O encontro também teve a participação das assistentes sociais Rúbia Boschin e Yanna Débora Ferreira Saraiva, que compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre práticas humanizadas no atendimento à população. Segundo Rúbia Boschin, respeitar as crenças e diferenças dos pacientes é essencial para oferecer atendimento de qualidade.
“Muitas vezes, o primeiro passo para atendimento verdadeiramente humanizado é a escuta ativa e sem julgamentos. Compreender e respeitar as crenças e valores dos pacientes nos permite oferecer acolhimento mais efetivo e garantir que cada pessoa se sinta respeitada em sua individualidade”, destacou Rúbia.