A Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 258 atendimentos realizados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, através do projeto Consultório de Rua. Segundo o balanço da Pasta, a demanda no atendimento tem aumentado devido a toda a estrutura e serviço oferecidos no veículo que roda a cidade levando orientação, informações e consulta até a população.
Além dos atendimentos de rotina, neste início de ano, equipe da saúde deu início a aplicação de anticoncepcional subcutâneo e também auxiliou na recuperação de um paciente que estava com grau quatro de catarata. “A proposta do consultório móvel é de levar até as pessoas uma melhor qualidade de vida e recursos para que os menos favorecidos possam ser reintroduzidos na sociedade”, frisa a Saúde.
O Consultório na Rua é uma modalidade de serviço de atenção primária à saúde e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Em Catanduva, o serviço conta com atuação de equipe multidisciplinar, como médica, enfermeira, assistente social, psicóloga, auxiliar de enfermagem e agente social.
O grupo realiza ações itinerantes, ao longo da semana, em pontos estratégicos da cidade, que concentram moradores em situação de rua, inclusive atividades noturnas. Em média, a equipe local tem 40 pacientes acompanhados de forma assídua. O programa realiza todos os procedimentos contemplados na Atenção Básica. Dentre eles, tratamento contra o uso de álcool e múltiplas drogas; tratamento de doenças de pele e pré-natal.