As equipes especializadas da Energisa Sul-Sudeste intensificaram as inspeções para identificar furtos e fraudes de energia elétrica em imóveis de Catanduva e região. O resultado dessa operação que durou 18 dias foi a confirmação de 86 irregularidades que, juntas, somaram 710.750 kWh de energia desviados. Para se ter uma ideia, com essa energia furtada daria para abastecer durante um mês 3.554 casas com consumo médio de 200 kWh.
Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, explica que a Energisa Sul-Sudeste dispõe de um sistema de inteligência que monitora o consumo dos clientes. “Quando um imóvel apresenta variações no consumo ou quando nossas equipes nas ruas visualizam uma situação suspeita, realizamos uma inspeção a fim de verificar se é um problema técnico ou, se de fato, trata-se de uma fraude ou furto de energia”.
A fraude acontece quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora. Já o furto, também conhecido como “gato de energia”, acontece quando é feita uma ligação clandestina direto na rede da distribuidora.
“Além do perigo iminente que essas instalações irregulares oferecem à vida, ao patrimônio das pessoas e também ao sistema elétrico, tratam-se de crimes previstos no Código Penal e a pessoa pega nessa prática pode ser presa, sendo obrigada a ressarcir financeiramente a concessionária”, acrescenta Renan.
E justamente para evitar acidentes que podem ser fatais, a Energisa mantém um cronograma periódico de inspeções. Em Catanduva e região, a operação de combate ao furto de energia durou 18 dias, entre os meses de março e abril. Foram identificados 710.750 kWh desviados em imóveis residenciais, rurais e urbanos, e estabelecimentos comerciais, totalizando um prejuízo superior a R$ 609 mil.
Impacto na comunidade
Uma vez que os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, que acabam pagando os custos da energia desviada, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.
A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.