16.7 C
Catanduva
quinta-feira, julho 18, 2024
spot_img
InícioCatanduvaFPA participa do Congresso Nacional das Santas Casas em Brasília

FPA participa do Congresso Nacional das Santas Casas em Brasília

O presidente do Conselho de Administração, o presidente da Diretoria Executiva e o coordenador de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, Reginaldo Donizeti Lopes e Júlio César Luiz, respectivamente, participaram do 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).

Entre os temas discutidos, uma questão que tem preocupado demasiadamente o setor da saúde: a sanção da lei que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, sem a indicação de fonte de recurso para o custeio. Advogados e representantes do setor de saúde explanaram sobre o cenário e, na ocasião, foi apresentada pesquisa inédita, realizada pelas cinco maiores entidades do setor hospitalar brasileiro, com a participação de 2.511 instituições de saúde de todas as regiões do Brasil, apontado que serão fechados cerca de 27 leitos por instituição, ou seja, mais de 20 mil leitos. Além disso, o resultado do levantamento mostra que mais de 83 mil postos de trabalho terão de ser fechados apenas nas instituições respondentes.

A pesquisa foi realizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). “As Santas Casas e hospitais filantrópicos, que já sofriam com o subfinanciamento, agora sofrem acréscimo de 60% na folha de pagamento e a redução na assistência à população será certa, bem como redução dos postos de trabalho em todas as categorias, especialmente na enfermagem, e todos os investimentos, melhorias em infraestrutura serão cancelados, sem previsão de luz no fim do túnel”, falou o presidente da CMB, Mirocles Véras. “O Sistema Único de Saúde não vai suportar mais de 83 mil demissões e o fechamento de mais de 20 mil leitos. Será a pá de cal no setor filantrópico, que é vital para a saúde dos brasileiros”, concluiu.

Neste dia foi assinada carta na qual as cinco maiores entidades do setor hospitalar relatam o impacto do Piso nacional da Enfermagem para a área de saúde, com estimativa de mais de 80 mil demissões e o fechamento de 20 mil leitos. O documento, lido pelo vice-presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, foi assinado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

Gestores de hospitais instalados em diversas partes do Brasil, inclusive de municípios onde a Santa Casa é o único equipamento de saúde disponível, relataram a difícil situação financeira que vêm enfrentado. No entanto, o setor segue unido em busca de fonte de recurso para custear essa determinação para que as entidades possam manter suas portas abertas.

O Congresso foi encerrado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que salientou que as instituições filantrópicas “não precisam de favor, precisam de remuneração justa e mudança no modelo (de remuneração) para que haja concorrência e entrega de qualidade ao cidadão brasileiro. Temos que valorizar quem entrega ao sistema de saúde”, disse. “Peço o apoio de vocês para construirmos um sistema de saúde que seja efetivamente sustentável e o direito a saúde concretizado”, completou.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES