A região do Parque da Represa vai ganhar espaços cercados para melhor acomodar os gatos que vivem no local. Estão sendo erguidas oito estruturas de concreto e madeira, com cerca de 15 metros quadrados cada, para que os animais possam receber alimentação com segurança e ter abrigo das intempéries climáticas.
Os gatos poderão transitar livremente pelos espaços, projetados para impedir a passagem de outros bichos, principalmente capivaras. As portas ficarão trancadas. “As estruturas garantem a proteção contra a chuva e contra animais que comem a ração dos gatos”, diz a secretária do Bem-Estar Animal de Rio Preto, Cláudia de Giuli. O projeto é uma parceria com as pastas de Meio Ambiente e Urbanismo e Serviços Gerais.
Atualmente, capivaras e aves que habitam o Parque da Represa alimentam-se da ração ofertada pelas cuidadoras aos felinos. “Esses espaços cats, os pet cats, ficarão às margens do Lago 2, entre o Sesi e o Colégio Ressureição”, diz Cláudia. Dezenas de felinos vivem na colônia no Parque da Represa. O Bem-Estar Animal, em parceria com as cuidadoras, procura castrar os animais, para combater o aumento populacional e controlar doenças.