23.1 C
Catanduva
sexta-feira, abril 4, 2025
spot_img
InícioSem categoriaGrupo de mães TEApoio promove conscientização sobre autismo no AME Catanduva

Grupo de mães TEApoio promove conscientização sobre autismo no AME Catanduva

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, 2 de abril, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva recebeu palestra promovida pelo Grupo de Mães TEApoio. A atividade aconteceu no saguão de atendimento da unidade e teve como público colaboradores, pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento.

A palestra foi ministrada por Cláudia Vaz de Lima, líder e idealizadora do Grupo TEApoio, que conta com 130 mães participantes. Cláudia, mãe de adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), compartilhou sua experiência e destacou a importância da conscientização sobre a jornada das mães que têm filhos dentro do espectro e necessitam de atendimento em saúde especializado. “Nosso objetivo é elevar a conscientização. Estamos no Abril Azul, mês em que damos mais notoriedade para o tema e temos a oportunidade de falar e conscientizar a comunidade sobre o espectro autista, da nossa jornada no dia-a-dia com nossos filhos e da difícil busca pelo tratamento correto. Nosso grupo busca levar conhecimento e também lutar por políticas públicas mais concretas, que são extremamente necessárias”, afirmou Cláudia.

Durante a palestra, também foi apresentado o trabalho do AME Catanduva no acolhimento especializado de pessoas com TEA, incluindo aquelas que estão em processo de investigação diagnóstica. Jaqueline Brambila, gerente de enfermagem da unidade, explicou o fluxo de atendimento pioneiro na região para esse público. “Temos protocolo especializado, onde o paciente é acolhido de forma humanizada. Sabemos que muitos diagnosticados com TEA necessitam de ambiente adequado, com menos som, iluminação e aglomeração. Por isso, oferecemos espaço diferenciado na unidade, garantindo maior conforto para eles e suas mães desde a recepção até o atendimento final”, destacou Jaqueline.

O Protocolo de Acolhimento e Fluxo de Atendimento a clientes em investigação e/ou com Transtorno do Espectro Autista foi implantado pelo AME em fevereiro de 2023. Os interessados podem solicitar o atendimento especializado diretamente na recepção da unidade. O AME,  sob gestão da Fundação Padre Albino, está localizado na Rua Cascata, 825, bairro Parque Iracema, e pode ser contatado pelo telefone (17) 3311-1100.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES