No último sábado (12), o Hospital Padre Albino/HPA realizou mais uma captação de múltiplos órgãos, a terceira do mês e a oitava do ano. O doador foi paciente do sexo masculino, de 62 anos, que teve morte constatada através do protocolo de morte encefálica.
O enfermeiro responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Fundação Padre Albino, Carlos Gomes, informou que os familiares, cientes, manifestaram desejo pela doação dos órgãos sendo, então, captados rins exclusivos, beneficiando pelo menos duas pessoas com problemas renais que aguardavam em lista de espera por um órgão. A captação foi feita por equipes médicas do Hospital Padre Albino e HB-São José do Rio Preto.
“Meu profundo sentimento aos familiares pela perda e em nome dos receptores agradeço pelo nobre gesto em doar. A doação de órgãos no Brasil é consentida desde 2012. Após a morte, os familiares de 1º e 2º graus são os responsáveis legais pela decisão. Dialogar no âmbito familiar acerca do assunto propicia melhor decisão frente a situações como esta”, frisou Carlos Gomes.