O Hospital Padre Albino é o primeiro hospital da região a realizar captação de múltiplos órgãos em 2025. O procedimento ocorreu na última sexta-feira, 3 de janeiro, em parceria com a equipe do HB Rio Preto, com a captação dos rins de um paciente de 45 anos, vítima de politraumatismo grave. Após a constatação médica do óbito, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital entrou em contato com os familiares, que prontamente autorizaram a doação, permitindo que até dois pacientes possam ser beneficiados com transplantes renais.
Carlos Mancini Gomes, enfermeiro da CIHDOTT, destacou a importância do gesto da família e do avanço da conscientização sobre a doação de órgãos. “Acredito que a população já está mais conscientizada sobre esse assunto, já dialoga melhor com seus familiares. Então, isso possibilita um desfecho mais favorável. E estamos aqui para agradecer à família que carinhosamente abraçou essa causa e nos ajudou a concretizar mais uma captação, a primeira de muitas no ano”.
Região lidera doações no Estado de São Paulo
O HPA é o primeiro da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS XV), que cobre 102 municípios da região de São José do Rio Preto, a realizar tal procedimento neste início de ano.
Em 2024, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação Padre Albino, registraram 11 captações efetivas de órgãos, sendo referência na região e consolidando o DRS XV como o departamento com o maior número de doadores efetivos no Estado.
Esse resultado foi reconhecido em setembro do ano passado, quando a CIHDOTT dos hospitais da Fundação foi premiada por elevar significativamente as taxas de doação e por sua contribuição nas notificações de potenciais doadores à Central de Transplantes.
Carlos Mancini Gomes reforçou a relevância do trabalho contínuo de conscientização. “O nosso trabalho é muito gratificante, porque podemos estar ajudando várias pessoas que ansiosamente aguardam em lista. Graças a esses familiares solidários, conseguimos aumentar o número de doadores efetivos na DRS, sendo então destacados como o departamento com mais doadores no Estado”.
De acordo com o Dr. João Fernando Picollo de Oliveira, porta-voz da OPO – Organização de Procura de Órgãos de Rio Preto, o DRS XV registrou um crescimento de 18% no número de doadores efetivos em 2024, passando de 78 para 92, com impressionantes 47,5 doadores por milhão de população (pmp). Esse avanço permitiu a realização de 166 transplantes, sendo 7 de coração, 115 de rins, 42 de fígado e 2 de pulmão.
“Parabéns a todos os hospitais envolvidos, que possibilitam a mudança de vida de quem aguarda por um tecido ou órgão”, destacou o Dr. João Fernando Picollo.