Desde 2021, Rio Preto faz parte do grupo de cidades certificadas como Amigas da Pessoa Idosa pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, a cidade tem o compromisso de empreender esforços, oferecer serviços e estruturas físicas para ser mais receptiva às necessidades da pessoa idosa.
A realização dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), o torneio mais importante para pessoas acima de 60 anos, que o município sediará de 3 a 9 de setembro, será uma oportuna ferramenta de relacionamento intergeracional.
Na próxima semana, 25 escolas municipais abrirão espaço para acomodar cerca de 2,6 mil atletas, vindos de 183 municípios do Estado que disputarão a final estadual dos JOMI. Esta será mais uma oportunidade de oferecer para as crianças possibilidades de reflexão sobre uma vida saudável.
“Serão 138 atletas de Rio Preto disputando as 14 modalidades da competição. Os jogos têm como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem-estar da população idosa”, destaca o secretário de Esportes e Lazer de Rio Preto, Fábio Marcondes.
Ações com foco no corpo e movimento devem ser incentivadas desde cedo para que faça parte da rotina da criança e do adolescente. Na rede municipal, isso acontece desde os primeiros anos da infância, sempre respeitando cada etapa em todas as fases de desenvolvimento.
Durante os dias dos jogos, parte dos alunos da rede municipal participarão de aulas remotas enquanto as escolas servirão de alojamento completo para os idosos. Recomenda-se um diálogo com os alunos sobre a importância de uma rotina saudável com foco no bem-estar e a prática de ações esportivas visando o aumento da expectativa de vida. É um momento para fortalecer a importância e a necessidade do relacionamento intergeracional.
As famílias também podem fazer parte do processo, levando as crianças para assistirem aos jogos, para que possam vivenciar as atividades e o estilo de vida desses atletas, mostrando que o esporte deve ser praticado constantemente.
Sobre os JOMI
Os jogos são coordenados pela Secretaria Estadual de Esportes em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes. As competições são realizadas em formato de uma olimpíada, nas categorias feminino e masculino. Ao final de cada partida são classificados apenas os dois primeiros colocados de cada categoria.
Os jogos acontecerão entre os dias 3 e 9 de setembro em diversos locais, como o Complexo Esportivo Dr. Wilson Romano Calil “Ginásio 19 de Março”, Complexo Esportivo Dr. Wilson Romano Calil “Ginásio Natalone”, Centro Regional de Eventos, entre outros.
Rio Preto participará em todas as 14 modalidades disputadas no JOMI, sendo elas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
A abertura oficial do evento está marcada para o dia 5 de setembro, às 15h, no Teatro Paulo Moura.