15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesNovo golpe ameaça os beneficiários do Bolsa Família

Novo golpe ameaça os beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento de Gestão de Cadastro Único, Benefícios e Transferência de Renda (CadÚnico), alerta os munícipes sobre uma nova tentativa de golpe por telefone, em que criminosos se passam por funcionários da gestão do Programa Bolsa Família para conseguir acesso ao benefício.

O método utilizado consiste em entrar em contato com o cidadão, via telefonemas, solicitando que um código enviado ao celular seja repassado ao golpista. Esse código concederia acesso ao Caixa Tem, aplicativo utilizado para serviços sociais e transações bancárias, incluindo o acesso ao benefício do Bolsa Família.

A Secretaria de Assistência Social ressalta que nunca solicita informações pessoais, senhas ou códigos por telefone. Todas as atualizações e confirmações de cadastro são realizadas de forma presencial, exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

As ligações telefônicas ou envios de mensagens de texto pela Semas ocorrem apenas para solicitar a presença do munícipe nos equipamentos públicos, para atualização do cadastro quando necessário, mas não pede a confirmação de dados pessoais.

Portanto, a orientação é para que a população nunca repasse informações pessoais ou códigos de verificação por telefone, mesmo que o interlocutor se identifique como funcionário do CadÚnico ou de qualquer outra unidade da Assistência Social.

Caso receba uma ligação suspeita, a recomendação é que entre em contato imediatamente com os canais oficiais de comunicação do departamento de Cadastro Único, para relatar o ocorrido e obter orientações sobre os procedimentos adequados.

CadÚnico

Telefone: (17) 3231-3975
WhatsApp: (17) 99778-8899

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES