15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioCatanduvaVoluntárias da AVCC recebem treinamento sobre manuseio de alimentos

Voluntárias da AVCC recebem treinamento sobre manuseio de alimentos

Saber como escolher, armazenar e preparar os alimentos para pacientes em tratamento oncológico é vital para se evitar a contaminação e transmissão de doenças. Na última semana, a nutricionista do Hospital Emílio Carlos Bianca Espejo Stanquevis ofereceu treinamento sobre as normas de manipulação de alimentos para as voluntárias da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC) que atuam no setor de Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva. Todos os dias os membros do grupo se revezam e oferecem, voluntariamente, momentos de lazer com atividades terapêuticas, alimentação e muito amor para os pacientes que estão em tratamento contra o câncer.

A nutricionista explica que, apesar de todos os protocolos de segurança e saúde, se faz necessário reforçar para os familiares, acompanhantes e voluntários, que muitas vezes trazem prontos os alimentos de casa para compartilhar ou consumir, que a segurança deve estar já no preparo. “Durante o tratamento de quimioterapia a alimentação segura é necessária devido aos riscos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que podem agravar o quadro quando o paciente está com baixa imunidade. Sendo assim, queremos assegurar o serviço prestado pelas nossas voluntárias em fornecer bons alimentos e a higienização dos mesmos aos pacientes”, explica Bianca.

O treinamento aconteceu durante os dias de atuação da AVCC no setor, envolvendo todos os membros. A voluntária Bernardete Maria Boso Benito gostou das dicas e ressaltou a sua importância. “Fazemos de coração nosso trabalho, mas é preciso estarmos atentos aos cuidados no preparo seguro de alimentos e bebidas que entregamos. Com certeza são dicas úteis que devem valer não apenas no ambiente hospitalar, mas que devemos adotar em nossas casas”.

Bianca também salienta que, além das dicas de preparo seguro de alimentos para pacientes com câncer, é essencial seguir as recomendações médicas e/ou do nutricionista sobre alimentação adequada, do momento do diagnóstico até o período pós-tratamento.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES