12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesNúcleos de Artes e Cultura abrem inscrições gratuitas para 975 vagas em...

Núcleos de Artes e Cultura abrem inscrições gratuitas para 975 vagas em Rio Preto

A Casa de Cultura Dinorath do Valle irá centralizar, exclusivamente e de forma presencial, as inscrições para todos os Núcleos Municipais de Artes e Cultura do município. As inscrições serão recebidas a partir desta quinta-feira, 4/1 e vão até o dia 17/1. O início das aulas de todos os cursos é 22/1.

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem, gratuitamente, cursos de artes plásticas, música, literatura, dança e teatro. Nas inscrições para este primeiro semestre de 2024 serão oferecidas 975 vagas em diversas modalidades.

Confira a lista de cursos

Para se inscrever, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência em São José do Rio Preto. A Casa de Cultura Dinorath do Valle fica na Rua Roberto Simonsen, 120 – Chácara Municipal (ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto). O atendimento vai de segunda a sexta, das 8h às 17h. Há vagas para crianças a partir de 7 anos, até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos.

Núcleos e cursos

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação); Dança (Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Sapateado, Street Jazz e Jazz); Literatura (Infanto-Juvenil e Adulto); Música (Bateria, Canto Coral, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo) e Teatro. São diversas turmas, níveis e horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.

Mantidos pela Prefeitura, os Núcleos de Artes e Cultura são administrados pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto). São eles: Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa (Modalidade: Literatura); Casa de Cultura Dinorath do Valle (Modalidades: Artes Plásticas, Dança, Música, Teatro); Núcleo Municipal de Artes e Cultura CEU das Artes Aristides dos Santos (Modalidade: Música); Núcleo Municipal de Artes e Cultura Roberto Farath (Modalidades: Artes Plásticas e Música); Núcleo Municipal de Artes e Cultura Santa Cecília (Modalidades: Dança, Música); Núcleo Municipal de Artes e Cultura Santo Antônio de Pádua (Modalidade: Música); Teatro Municipal Nelson Castro (Modalidade: Teatro).

Núcleo Santo Antônio

Um novo Núcleo Municipal de Artes e Cultura começa a funcionar a partir deste mês, no bairro Santo Antônio, por meio de uma parceria com a Paróquia Santo Antônio de Pádua.

O núcleo vai oferecer o curso de Violão Popular Iniciante às quintas-feiras, com turmas às 18h, 19h e 20h. A duração é de 50 minutos por aula. Podem se inscrever crianças a partir de 7 anos até adultos sem limite de idade. Serão 15 vagas para cada turma/horário, totalizando 45 vagas.

Objetivos

O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes níveis, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu desejo. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira continuada. Existe uma integração entre os estágios e os planos de aula, também entre os cursos e instrutores responsáveis por elas. A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma efetiva política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.

Confira a cobertura das apresentações de fim de ano dos Núcleos de Artes:

Dança

Música

Teatro

Artes Plásticas

Texto: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação

Fotos: Marcos Morelli/Secretaria de Comunicação

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES