O fortalecimento das tradições dos povos indígenas da região nordeste brasileira é o foco da programação Palavra Viva: língua, literatura e canto Kariri Xocó, que acontece no Sesc Rio Preto neste sábado, domingo e terça-feira, dias 23, 24 e 26 de março.
Conduzida pelos mestres culturais Idiane Crudzá e Kawrã Florêncio, da Terra Indígena Kariri-Xocó, no estado de Alagoas, a jornada compreende bate-papo, contação de história e ritual sagrado, todos com entrada gratuita.
Na abertura, a dupla participa de um bate-papo sobre a cultura Kariri Xocó, a língua Dzubukuá-kariri-kipea, que ficou adormecida por mais de 100 anos, e sua preservação. Será sábado, 23, 14h, na Sala de Uso Múltiplo, com mediação de Gizele Juá Erã e Neny Luáh, da Coletiva Educar Ancestral.
Já no dia seguinte, 15h, na Biblioteca, eles estarão à frente de uma contação de histórias Kariri Xocó voltada para crianças, jovens e adultos. E, encerrando, na terça, dia 26, 19h, na Comedoria, Idiane Crudzá e Kawrã Florêncio apresentam cantos sagrados de seu povo indígena.
A proposta da programação é a transmissão de saberes da cultura ancestral e a importância das tradições orais para o povo Kariri Xocó, que fazem da língua, do canto e da literatura instrumentos de resistência em oposição a séculos de colonização.
A Aldeia Kariri Xocó fica localizada na cidade de Porto Real do Colégio, às margens do Rio São Francisco, onde Idiane e Kawrã criaram uma escola denominada Espaço Swbatkerá Dzidé Ayby Arãkié Yndiany Nayly KX, que atende crianças, jovens e adultos e trabalha no fortalecimento das tradições culturais ancestrais, com foco no idioma Kariri.
Serviço:
Palavra Viva: língua, literatura e canto Kariri Xocó
Com Idiane Crudzá e Kawrã Florêncio
Grátis. Autoclassificação livre. Lugares limitados.
Dia 23, sábado, 14h, Sala de Uso Múltiplo:
Bate-papo sobre a cultura Kariri Xocó, o idioma Dzubukuá-Kipeá e sua preservação
Mediação: Gizele Juá Erã e Neny Luáh, da Coletiva Educar Ancestral
Dia 24, domingo, 15h, Biblioteca:
Contação de histórias e literatura Kariri Xocó para crianças, jovens e adultos
Dia 26, terça, 19h, Comedoria:
Cantos sagrados Kariri Xocó