24.8 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCatanduvaSenac São Paulo realiza 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional

Senac São Paulo realiza 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional

De 24 a 28 de abril, o Senac São Paulo abre as portas para realizar, pela primeira vez, a Semana Senac de Aprendizagem Profissional. O evento será voltado às empresas e aos jovens interessados em ingressar no Programa Senac de Aprendizagem, iniciativa dedicada à formação de jovens aprendizes. 

Referência em educação profissional, a instituição atende atualmente mais de 23 mil jovens entre 14 e 24 anos incompletos por meio do Programa, o que corresponde a cerca de 25% de todo o alunado do Senac no Estado de São Paulo. Durante os 18 meses de curso, os estudantes dividem as rotinas de trabalho com atividades em sala de aula adequadas para que aprendam e desempenhem suas funções no mundo do trabalho. Em 10 anos, foram aproximadamente 66 mil empresas atendidas e mais de 390 mil jovens qualificados para o mercado de trabalho.

A 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional tem como objetivo abrir espaços de reflexão para que representantes de empresas dialoguem sobre como as companhias se preparam para receber as juventudes, ainda sem experiência, de forma harmoniosa. 

“Cada vez mais a Lei da Aprendizagem é vista como oportunidade para as corporações entenderem seus papéis em relação à responsabilidade social. Em um mundo onde tanto se fala em ESG, olhar com atenção para o jovem, sobretudo aquele em situação mais vulnerável e apresentar uma oportunidade de trabalho, é estabelecer ações relacionadas ao S dessa sigla, que significa Social. É combater a pobreza, abraçar a diversidade e ter relações saudáveis com a comunidade”, define a coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem do Senac São Paulo, Erleni Andrade Lima.

A programação da Semana Senac de Aprendizagem Profissional será composta por atividades gratuitas, sendo duas lives transmitidas pelo canal de YouTube do Senac São Paulo, além de palestras, mesas-redondas, workshops, entre outras atividades distribuídas pelas unidades da instituição em todo o Estado de São Paulo. A agenda completa está disponível no site do evento, onde é necessário realizar uma inscrição de acordo com a atividade desejada.

Para encerrar a Semana, na sexta-feira, dia 28 de abril, às 16 horas, acontece a live A importância da fluência digital para os profissionais e empresas, com as participações de Tania Conte Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Fabiana Raulino, docente e consultora especialista da Rede Senac São Paulo e articuladora do Núcleo São Paulo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa – vinculada ao MIT, ONU e Fundação Leeman –, e Caio Kraide Gaeta, designer Educacional e especialista em Transformação Digital, Futuro do Trabalho, Educação profissional e Indústria 4.0.

Senac Catanduva faz programação especial para promover a Aprendizagem 

No dia 24 de abril, segunda-feira, às 10 horas, acontece a abertura do evento, com a live Possibilidades e desafios na inserção dos jovens trabalhadores no mercado de trabalho. Participarão do bate-papo o cofundador do Instituto Gerando Falcões, Lemaestro; a coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem, Erleni Andrade Lima, e a gerente de Recursos Humanos das redes de farmácias Raia e Drogasil, Vânia Medina Galvani. A mediação será por conta do coordenador de Projetos Educacionais, Heitor Botan.

Na quinta-feira, 27, às 9h, na unidade, o Senac Catanduva vai promover o encontro Visibilidade e Formação de Jovens para o Mundo do Trabalho. Quanto os talentos dos jovens podem contribuir para o desenvolvimento das empresas? Com foco nesta reflexão, os docentes do Programa Senac de Aprendizagem irão mediar com os participantes uma atividade sobre identificação e retenção de talentos.

O evento contará também com a apresentação do projeto A importância da visibilidade no mundo corporativo e a saúde mental desenvolvido pelos estudantes do programa.

Como participar do Programa Senac de Aprendizagem?

Para ter acesso ao Programa Senac de Aprendizagem é preciso que os interessados ou interessadas estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio e terem de 14 a 24 anos incompletos. Não há limite máximo de idade se o candidato ou candidata possuir algum tipo de deficiência.

É necessário que o estudante seja contratado por uma empresa parceira do Senac São Paulo e que, a contratante, matricule o aprendiz na instituição no curso mais adequado à vaga que irá ocupar. São 19 títulos à disposição, entre eles, 3 na modalidade EAD, disponíveis para as regiões dos municípios de Araçatuba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, Botucatu, Itapira e São José dos Campos.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa e Senac.

As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar a página do programa, dentro do portal da instituição.

Serviço:
1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional no Senac Catanduva
Endereço:
Rua Santos, 300 – Centro, Catanduva/SP
Informações:
https://www.sp.senac.br/senac-catanduva
Programação gratuita

Fonte: Idee Informação Corporativa

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES