21.3 C
Catanduva
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
InícioEsporteRio Preto sedia o Campeonato de Aeromodelismo neste fim de semana

Rio Preto sedia o Campeonato de Aeromodelismo neste fim de semana

Rio Preto vai sediar, nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo), etapa do Campeonato do Interior Paulista de Aeromodelismo (CIPA). A competição será realizada na pista de aeromodelismo de São José do Rio Preto, localizada no Parque Cidade da Criança, avenida João Batista Vetorasso, ao lado do Centro Integrado de Ciência – CIECC.

Muito concorrido e conceituado entre os praticantes de aeromodelismo de todo o Brasil, o CIPA é composto por seis etapas bimestrais realizadas anualmente, em igual número de cidades do interior paulista. O resultado desta competição coloca os participantes na disputa da Copa Brasil e também marca pontos no ranking dos melhores pilotos para as provas do Mundial em 2024.

“Rio Preto está preparada para receber esportistas das mais diversas modalidades. Nossos equipamentos e espaços públicos estão em constante transformação para sediar campeonatos como este, que movimenta a economia da cidade e proporciona diversão para moradores e visitantes”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

Os organizadores do evento esperam receber 30 competidores e seus acompanhantes. A abertura será às 9h deste sábado, com bateria de voos de todas as categorias, entre elas a FAI (Categoria Internacional Principal), Mini-FAI (Internacional Simplificada), Intermediária e Iniciante. O encerramento da etapa está agendado para o domingo, às 13h, com a premiação dos melhores de cada categoria.

“Essa prova marca a cidade de Rio Preto no calendário do segmento. É uma prova da relevância no cenário do aeromodelismo nacional, dando destaque para o nosso município”, pontou o secretário de Esportes e Lazer, Fábio Marcondes.

Ainda durante o evento, será feito o descerramento de uma placa para dar o nome do piloto Fernando Rodrigues Sardinha Filho à pista de aeromodelismo de Rio Preto. Fundada em 1989, a pista é considerada pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo a melhor do Estado de São Paulo.

Fernando Rodrigues Sardinha Filho

Fernando Rodrigues Sardinha Filho nasceu em São José do Rio Preto (SP), em 12 de setembro de 1978. Filho de Fernando Rodrigues Sardinha e Suzete Leslie Lázaro Sardinha, descobriu aos 6 anos a paixão pela aviação por meio de uma caixa na qual o pai guardava equipamentos de aeromodelos e, desde então, incitava o pai a produzir as pequenas máquinas de voar.

Ingressou na prática esportiva de aeromodelismo com muito entusiasmo aos 8 anos. Aos 11, iniciou a participação em campeonatos, recebendo várias premiações nas categorias em que concorria. Buscou aos 14 anos a idealização de seu sonho, matriculando-se no curso de piloto privado do aeroclube de sua cidade, e, aos 16, já havia concluído o teórico de piloto comercial com as devidas aprovações nas bancas avaliativas da ANAC, restando apenas as horas de voo necessárias para a aquisição da carteira.

Paralelamente, nesta fase, ele trabalhou em uma empresa de táxi aéreo do município no setor de limpeza das aeronaves, no intuito de já estar inserido no meio em que pretendia seguir carreira, mas também por necessidade de ajudar a família a custear as horas de voo. Finalmente, aos 17 anos, conseguiu toda a extensão para a formação de piloto comercial, mas sua idade restringia o recebimento da carteira. Aguardou então, ansiosamente, o ano seguinte, para ter em mãos este documento tão desejado.

Alvo de admiração unânime, assim que tomou posse de sua carteira profissional a mesma empresa de táxi aéreo o contratou como copiloto e, pela sua ascendente desenvoltura na profissão, em apenas um ano foi promovido a comandante, função na qual permaneceu até o dia de seu falecimento.

Fernando Rodrigues Sardinha Filho faleceu em 21 de abril de 2000, vítima de um acidente de ultraleve, esporte aéreo que praticava em seus momentos de lazer em sua cidade natal.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES