15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioBrasilApagão no Sul e no Sudeste foi 'ação controlada' após problema gerar...

Apagão no Sul e no Sudeste foi ‘ação controlada’ após problema gerar ‘separação elétrica’ entre regiões do país, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota na manhã desta terça-feira (15) que o apagão elétrico que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal envolveu uma “ação controlada” – ou seja, proposital – para evitar que o problema na rede se espalhasse.

Até as 10h22, segundo o Ministério de Minas e Energia:

o fornecimento de energia já tinha sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;
27% da carga tinha sido recomposta na região Norte;
68% tinha sido recomposto no Nordeste.
De acordo com a explicação do órgão, uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado.

Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste.

As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.

“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, diz o ONS.
Ainda de acordo com o órgão, dos 16 mil megawatts (MW) interrompidos, 7 mil MW já tinham sido recompostos até as 10h09.

Segundo o g1 apurou, em todo o país, apenas Roraima não registrou ocorrências de falta de energia nesta manhã. O estado é o único não ligado ao Sistema Interligado Nacional.

Ministério acompanha o caso
Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma “sala de situação” para monitorar o caso.

Silveira está em Assunção, no Paraguai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Brasil e Paraguai compartilham a gestão da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os países.

Veja abaixo as notas divulgadas pelo governo até o momento:

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Ministério de Minas e Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Com informações do g1 e TV Globo — Brasília

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES