29.5 C
Catanduva
quarta-feira, novembro 29, 2023
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoBalcão de Empregos oferta mais 1,6 mil vagas em janeiro

Balcão de Empregos oferta mais 1,6 mil vagas em janeiro

O Balcão de Empregos da Secretaria do Trabalho e do Emprego de Rio Preto anunciou durante o mês de janeiro 1.607 oportunidades de trabalho para diversas funções e níveis de escolaridade.

Dentre as principais funções, anunciaram-se 124 vagas para vendedor em diversos segmentos, 90 para auxiliar de limpeza, 76 para atendente, 71 para auxiliar de cozinha, 51 para auxiliar de produção, 44 para operador de caixa, entre outras.

Cargos de cozinheiro(a), técnico(a) em enfermagem, recepcionista, garçom/garçonete e motorista também são atividades com grande procura.

Também foram anunciadas 35 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência, 23 oportunidades de estágio e 10 vagas para menor e jovem aprendiz.
Do total de vagas, 316 eram específicas para o público masculino e 172, para o feminino. Porém, para mais de mil o gênero do candidato era indiferente.

A escolaridade majoritariamente pedida é ensino médio completo. O salário médio ofertado foi de R$ 1.822,80.

A plataforma gratuita do Balcão de Empregos foi acessada por 3.529 usuários, dos quais 1.468 o fizeram pela primeira vez. Em média, cada um se candidatou a cerca de 10 vagas anunciadas. O serviço é exclusivo para residentes no município.

Da parte dos anunciantes, 265 empresas utilizaram o Balcão para buscar candidatos, sendo que 89 contratantes e fizeram pela primeira vez. São divulgadas em empresas não apenas de Rio Preto, mas da região circunvizinha, além de empresas nacionais com operações locais.

Segundo levantamento prévio realizado pela Secretaria, 518 contratações foram efetivadas por meio do Balcão ao longo de janeiro. As informações são checadas junto aos anunciantes, mas nem todos retornam a consulta.

Seleção facilitada

O Balcão de Empregos também atua diretamente em processos junto a empresas contratantes. A secretaria disponibiliza equipe para triagem, filtragem e convocação de candidatos compatíveis com os perfis procurados, facilitando a seleção por parte do empregador, que utiliza a infraestrutura disponibilizada pelo município.

Em janeiro de 2023, formam realizados seis processos desse tipo, com oferta de 149 vagas para empresas supermercadistas, restaurante, de recursos humanos e de jardinagem.

É importante ressaltar que das 419 pessoas convocadas para entrevistas, apenas 199 compareceram. Desses, 97 foram contratados.

O Balcão também auxiliou no processo de triagem e encaminhamento de currículos em ações para preencher 18 vagas. Graças à pré-seleção direcionada, 15 contratações foram efetivadas.

Centro POP
Semanalmente, a Secretaria do Trabalho leva atendimento do Balcão de Empregos ao Centro POP, numa parceria com a Assistência Social. O foco é acolher pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional.
Em janeiro, das 52 atendidas, 10 participaram de entrevista de emprego.

A Secretaria do Trabalho e do Emprego fica na avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 2077, no Jardim Planalto, e atende pelo telefone (17) 3211 4950 e e-mail: smte@riopreto.sp.gov.br.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES