23.2 C
Catanduva
domingo, dezembro 3, 2023
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoBanco de Leite abre inscrições para Oficinas de Shantala e Introdução Alimentar

Banco de Leite abre inscrições para Oficinas de Shantala e Introdução Alimentar

O Banco de Leite de Rio Preto está com as inscrições abertas para as Oficinas de Shatala e Introdução Alimentar. As atividades fazem parte da programação da Semana Mundial de Doação de Leite Humano, comemorada entre 15 e 19 de maio.

A oficina de Shantala será realizada no dia 17/5, às 9h, no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher – Caesm. São vinte vagas, oferecidas a munícipes que queiram aprender a técnica.

A Shantala é uma massagem que promove o relaxamento do bebê, previne cólicas e gases e fortalece o vínculo afetivo. As inscrições devem ser feitas por este link: www.riopreto.sp.gov.br/oficinashantala.

Já a Oficina de Introdução Alimentar auxiliará os pais e responsáveis sobre todos os aspectos relacionados à alimentação do bebê, como: o que comer, quantidade, quando e como introduzir os alimentos. A oficina será realizada no Caesm, no dia 19/5, às 9h. As inscrições devem ser feitas por este link: www.riopreto.sp.gov.br/indroducaoalimentar.

Semana Mundial de Doação de Leite Humano

A Semana de Doação de Leite Humano foi instituída no Brasil em 2015 com o objetivo de sensibilizar para a importância da doação de leite humano e incentivar o aleitamento materno.

Em Rio Preto, além das Oficinas de Shantala e Introdução Alimentar, o Banco de Leite Humano também promoverá rodas de conversa sobre aleitamento materno e doação de leite. Já no dia 19/5 – Dia Mundial de Doação de Leite Humano – a equipe do Banco, com a unidade móvel, visitará as maternidades de Rio Preto para divulgar o serviço e incentivar as doações.

Quem quiser ser doadora de leite materno, pode entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3214 3422.

Quem pode doar?

Mães que tenham dado à luz recentemente e queiram doar o leite excedente ao Banco de Leite. Para isso precisam:

– Estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho;

– Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano;

O cadastro para doação é realizado na sede do Banco de leite ou na unidade móvel, que percorre as maternidades semanalmente.

Como doar

A doadora pode entregar o leite no Banco de Leite ou coletar e armazenar o leite excedente em casa. Em ambos os casos, são fornecidos os frascos para armazenamento. Caso a doadora opte pela coleta caseira, os frascos devem ser armazenados no freezer para recolhimento pela unidade móvel.

Doação

Antes de ser destinado, o leite é submetido a exames de valor calórico, acidez e bacteriológico. Depois das análises, é pasteurizado no próprio banco e doado para as maternidades de Rio Preto para bebês prematuros e internados nas UTIs neonatais.

O produto tem validade de seis meses após o processo de pasteurização.

Endereço:
Avenida dos Estudantes, 1.886 – Jardim Aeroporto
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h
Telefone: 3214 3422

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES