24.8 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCatanduvaCampanha contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até o final do...

Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até o final do mês

A Saúde de Catanduva prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro. A etapa terminaria nesta sexta-feira, dia 9 de setembro. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios brasileiros diante da ainda baixa cobertura vacinal, especialmente, contra a paralisia infantil.

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante – aplicado 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular – e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.

A doença tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. “A estratégia de campanha é vacinar o maior número de crianças possível em um curto espaço de tempo para que o vírus vacinal possa competir com o vírus selvagem causador da doença, evitando sua reintrodução”, explica Natália Lourenço, Diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde.

A multivacinação, que acontece de maneira concomitante à poliomielite, também foi prorrogada. A campanha busca incentivar a atualização de caderneta de vacinação dos menores de 15 anos pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõe o calendário nacional de vacinação: como meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.

As doses dos imunizantes estão disponíveis nas 23 Unidades de Saúde dos bairros, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, o responsável deve apresentar a carteira de vacinação do menor.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES