15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoEscolas municipais concluem aplicação de Avaliação em Rede

Escolas municipais concluem aplicação de Avaliação em Rede

A Secretaria de Educação finalizou nesta quinta-feira, dia 24, a realização da Avaliação Diagnóstica em Rede, aplicada para todos os alunos de ensino fundamental das escolas municipais. As provas, pela primeira vez, foram elaboradas pela Fundação Vunesp, uma iniciativa com objetivo de alcançar melhores análises de resultados após a aplicação.

“A Vunesp fornecerá de forma detalhada o diagnóstico de cada escola, de cada classe, onde será possível conhecer melhor nossa rede e desenvolver um planejamento mais específico para o próximo ano com foco nas necessidades de cada região”, explica Leandra Justo Herrera, coordenadora de políticas públicas da Secretaria de Educação.

A avaliação foi aplicada em duas etapas para mais de 21.700 alunos de 1º a 8º ano, com exceção do 6º ano que, devido à transição que está sendo feita juntamente com as escolas estaduais, não foi avaliado.

As avaliações compreenderam conhecimentos em língua portuguesa e matemática para os alunos de 1º a 3º ano e língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza para alunos a partir do 4º ano.

A escola Luiz Jacob é uma das quatro escolas da rede que atendem alunos de 1º a 9º ano. De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Cecília Pereira Soares Ribeiro, este tipo de avaliação é muito importante para preparo dos alunos.

“As avaliações externas são muito importantes para o preparo, principalmente emocional, dos alunos. Neste momento em que se aproximam do Ensino Médio e, consequentemente, dos vestibulares, poder participar de uma avaliação desenvolvida por uma instituição como a Vunesp é bastante valioso”, disse.

Já na escola Cleophas Beltran Silvente, que atende alunos de 1º a 5º ano, o preparo foi feito em conjunto com as famílias. “Nossas crianças estão iniciando e ainda conhecendo o sistema e a importância das avaliações. Pedimos aos pais que auxiliassem no comprometimento e nos dias de provas deixamos eles à vontade para mostrar o conhecimento. Tivemos o cuidado de manter a professora da sala durante a avaliação para que se sentissem mais seguros no processo”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Ana Maria Duarte Nogueira.

A avaliação diagnóstica em rede é aplicada anualmente pela Secretaria de Educação e acontece desde 2021.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES