O Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, registrou na manhã desta quarta-feira, 31, a captação de órgão de um paciente de 65 anos. O paciente teve morte encefálica na noite de terça-feira, 30, devido a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele estava internado desde o dia 29 de agosto.
Com uma cirurgia de aproximadamente de duas horas e meia, foram captados fígado, rins e córneas. Participaram da captação profissionais do próprio HUSD e do Hospital de Base, de São José do Rio Preto.
Esta é a terceira captação múltipla de órgãos na unidade. A primeira foi no dia 28 de abril, com a captação de fígado, rins, córneas, válvulas cardíacas e membros inferiores. A segunda foi registrada no dia 27 de maio, com a captação de rins, córneas e fígado.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), as filas de espera para receber um órgão ainda é longa e o número de doações é inferior à demanda. Alertando a importância de cada vez mais as pessoas se conscientizar sobre o assunto.
A campanha “Setembro Verde” busca intensificar a conscientização sobre a doação de órgãos. Fale com sua família.