31.7 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoPrefeitura de Rio Preto abre licitação para reforma e revitalização do Zoológico

Prefeitura de Rio Preto abre licitação para reforma e revitalização do Zoológico

A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação para reforma e revitalização do Zoológico Municipal, que completa 50 anos de fundação em 2023.

Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o Zoológico passará a ser denominado Zoobotânico. O valor estimado da obra é de R$ 27.686.095,39, com prazo de execução de 365 dias.

A estrutura atual, com algumas pequenas reformas e adaptações, é a mesma de cinco décadas atrás quando o propósito era apenas o lazer. As leis ambientais evoluíram, o bem-estar animal e as ações de preservação de espécies ganharam força, trazendo a necessidade de adequação dos espaços e alterando o perfil da instituição, hoje focada na educação ambiental, sustentabilidade e conservação.

O complexo possui mata nativa e abriga aproximadamente 300 animais, divididos entre 75 espécies. O órgão é mantido exclusivamente pela Prefeitura, com recursos próprios, em uma área urbana de 14 hectares.

Recintos e espaços

A reforma/revitalização contempla a construção dos recintos Babuíno e Mangustos, Cachorros-do-mato, Casuar-de- capacete e Cervos-nobre, Cervos-dama e Pavão, Emu e Cisnes, Gatos-selvagens, Harpia, Hipopótamos, Jacarés, Jaguatiricas, Leão, Lobos, Macacos-prego, Onça-parda A e túnel entre Recinto das Onças, Onça-parda B, Onça-pintada, Quati, Rapinantes, Saguis e Serpentário. Contempla ainda as outras instalações e serviços, como a maternidade para filhotes, área de Serviços Iniciais e Implantação (infraestrutura para a obra), sanitários, lanchonete e portaria.

Os animais ficarão divididos nos recintos por origem (continentes/regiões/biomas), para facilitar as ações educativas. Por exemplo: o Casuar-de-capacete é nativo da Nova Guiné, Austrália (Oceania) e Indonésia (Ásia) e ficará ao lado do Cervo-nobre que também tem origem na Ásia e Sul da Europa.

Para uma reforma sustentável, foram elaborados memoriais destinados a apresentar os princípios básicos e as normas de apoio que nortearam o desenvolvimento do projeto executivo das instalações hidráulicas, elétrica, metálica, arquitetura, concreto e bombeiro.

As soluções técnicas adotadas visam ainda preservar o máximo as árvores e a flora em geral existentes no local, em sua maioria nativa. A acessibilidade e o conforto do público que visitará o local também foram levados em consideração no projeto que tem caráter sustentável. Um médico veterinário e um biólogo acompanharão todo o período de execução da obra.

Zoobotânico

Desde 2017, o Zoológico Municipal vem trabalhando, internamente, na prática diária dos profissionais, em busca da sua mudança conceitual, que visa transformar o espaço em um centro de conservação da natureza, o que deverá ser totalmente viabilizado ao término da obra.

O Zoobotânico fomentará pesquisas nas diversas áreas do conhecimento que tenham como objetivo a conservação da fauna e/ou flora local, regional ou nacional. Até o término da reforma deverá ser elaborada uma lei específica para regrar o funcionamento e ações do órgão, trazendo soluções de manutenção e modernização do espaço.

Para lidar com os cuidados diários dos cerca de 300 animais, a instituição conta com 60 funcionários, entre gestor, administrativo, veterinários, biólogo, tratadores, serviços gerais e estagiários. O custo de manutenção mensal é de R$ 54 mil, em média. O maior gasto é com alimentação.

Por mês o Zoológico recebe visitas de 3 a 5 mil pessoas vindas de Rio Preto e região, boa parte de estudantes de todos os níveis e alunos de instituições diversas para visitas monitoradas.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES