22.3 C
Catanduva
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioDestaquesQuarenta e sete casos de HIV foram registrados este ano em Catanduva

Quarenta e sete casos de HIV foram registrados este ano em Catanduva

Quarenta e sete casos de HIV, 52 de sífilis adquirida e 2 de sífilis congênita foram registrados este ano em Catanduva. De acordo com números da Secretaria Municipal, mais de 12 mil testes que detectam essas doenças foram realizados desde o começo do ano.

Em Catanduva, os testes rápidos são ofertados gratuitamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na rua Amazonas, 161, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros.

Os testes gratuitos são feitos a partir de uma gotinha de sangue retirada do dedo, sendo que o resultado fica pronto em 20 minutos. Caso positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento. Enquanto a sífilis é curada com o uso de penicilina, o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reduzem a carga viral do vírus e impedem a manifestação da Aids.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES