O município de Rio Preto ficou em 8° lugar na classificação geral e em 1° lugar no quesito meio ambiente em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 26, em São Carlos. O estudo foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), que é constituído de professores da USP, UFSCar e Fatec.
Participaram 81 municípios. Na classificação específica do meio ambiente, Rio Preto recebeu nota máxima, na comparação de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte – cidades com mais de 100 mil habitantes.
Segundo o professor da USP e coordenador do NEC, Coca Ferraz, o estudo contempla o conhecimento dos principais indicadores, além de ser uma ferramenta fundamental para a gestão pública no âmbito municipal.
“O acompanhamento da evolução dos números ao longo do tempo permite avaliar de forma objetiva os resultados de ações empreendidas. São importantes também para que os governos estadual e federal definam o acompanhamento das políticas de desenvolvimento dos municípios para a alocação racional de recursos”, declarou.
O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., acompanhado de um grupo formado de diretores e servidores da autarquia, recebeu o prêmio das mãos do ex-presidente e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.
A primeira colocação no desenvolvimento do meio ambiente contribuiu para que Rio Preto ficasse entre os 10 melhores municípios mais desenvolvidos do Estado de São Paulo. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil, Rio Preto tem o melhor serviço de saneamento básico do Brasil e está em 4° lugar no ranking de combate a perdas de água.
Além disso, a cidade foi tricampeã do Programa Município VerdeAzul, nos anos de 2018, 2019 e 2020. Recentemente, o município foi considerado o sexto mais sustentável do País, de acordo com o Ranking Cidades Sustentáveis 2023, divulgado pela consultoria Bright Cities.
Estiveram no evento o diretor-geral de Gestão José Roberto Biroli, os diretores Ruy Sampaio (Comunicação) e Jaqueline Reis (Planejamento e Obras), os assessores Aline Martinho (Chefe de Gabinete) e Luiz Guilherme Braga (Ações Estratégicas), a coordenadora de Obras Rafaela Schiapati e autoridades do Governo Estadual, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas.