15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesTereos conquista novas certificações e amplia potencial de exportação de etanol

Tereos conquista novas certificações e amplia potencial de exportação de etanol

A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de anunciar a certificação de novas unidades da companhia com os reconhecimentos Bonsucro EU/RED e CARB, que reforçam os processos sustentáveis da produção de etanol da empresa e permitem a comercialização do biocombustível para os mercados da Europa e da Califórnia (EUA), respectivamente. 

Com as novas certificações, a empresa passa a ter um potencial de exportação de etanol anidro de até 102.000m3 para o mercado europeu e de até 72.000m3 para o mercado californiano.

A unidade Mandu foi certificada pela Bonsucro EU/RED. A unidade já contava com a certificação Bonsucro e mudou seu escopo para o padrão europeu, expandindo a possibilidade de exportação para este mercado. Além disso, a Usina Vertente, sócia dos grupos Tereos Brasil e Humus, acaba de ser certificada pelo CARB, além de receber a recertificação na Bonsucro EU/RED. 

“A sustentabilidade está em nosso DNA e em nossas estratégias de negócio. Temos um forte compromisso com processos responsáveis e eficientes em todas as etapas de nossa produção. Com as novas certificações, reforçamos esse nosso comprometimento e como estamos contribuindo com um futuro cada vez mais sustentável para todos”, comenta Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade, tesouraria e novos negócios da Tereos. 

Certificações

Em 2022, a unidade Tanabi foi a primeira a receber a certificação CARB, que reforça a qualidade do etanol produzido e a sustentabilidade em todos os nossos processos, desde o campo até a chegada no destino final na Califórnia.

O CARB (California Air Resources Board) é o organismo que define regras para controle de poluição atmosférica. Dentro desse contexto, o programa possui uma metodologia própria para cálculo da intensidade de carbono (CI) do biocombustível comercializado, ou seja, a emissão de gases de efeito estufa por litro de combustível até a sua chegada na Califórnia.

Ainda em 2022, as unidades Andrade e Vertente também obtiveram a certificação Bonsucro EU, que assegura que nosso etanol atende às Diretrizes Europeias para comercialização do biocombustível na região, reforçando a atuação sustentável da Tereos.

A Bonsucro, certificação internacional que reforça o comprometimento e a responsabilidade socioambiental das empresas que atuam na cadeia do açúcar, conta com requisitos de sustentabilidade implementados, como plano de gestão ambiental, gestão de resíduos, condições de trabalho e capacitações. Além destes, a certificação Bonsucro EU RED avalia, também, os índices de emissões de gases de efeito estufa pela mudança do uso de solo após 2008. 

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne mais de 11.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões. 

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES