12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoControle de Zoonoses de Rio Preto promove feira de adoção e vacinação...

Controle de Zoonoses de Rio Preto promove feira de adoção e vacinação antirrábica

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Preto promove neste sábado, 30/09, nova edição da feirinha de adoção de cães e gatos, vacinação antirrábica e avaliação de zoonoses. A ação será das 8h às 14h, na sede do CCZ.

A feira terá cães e gatos disponíveis para adoção, com todos os animais vacinados, vermifugados, microchipados, com controle de ectoparasitas, e castrados, exceto os filhotes que, ao atingirem a idade mínima (seis meses), serão submetidos ao procedimento gratuitamente. “A adoção é um ato importante, que visa proporcionar um lar e uma nova vida a um bicho abandonado para diminuir o índice de animais que vivem na rua em sofrimento”, comentou a gerente do CCZ, Karina Caldo.

No sábado, o Zoonoses também aplicará vacina contra raiva em cães e gatos com idade a partir de quatro meses de vida e/ou que não estiverem com a vacina em dia. “A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente, pois é a única forma de proteger os pets contra o vírus da raiva”, afirmou a gerente.

Em Rio Preto foram identificados dois morcegos positivos para a raiva em 2023. “Por isso é importante levar seu cão ou gato para atualizar a vacina, especialmente agora que entraremos na primavera e a possibilidade de cães e gatos terem contato com morcegos caídos é muito maior”, reforçou.

Ainda no sábado, a equipe do Zoonoses realizará avaliações clínicas para Esporotricose em gatos e Leishmaniose em cães. A Esporotricose é uma doença causada por fungos que atingem primeiramente a pele dos animais e pode ser transmitida ao ser humano por mordidas e arranhaduras. Ela provoca feridas que não fecham na região do focinho, orelhas e patas, principalmente.

Já a Leishmaniose é uma zoonose provocada por um protozoário transmitido aos cães e também ao ser humano pelo mosquito-palha. Em Rio Preto já existem casos registrados da doença. Os sintomas são feridas que descamam nas pontas das orelhas, unhas que crescem demais, mesmo vivendo em local onde o piso desgasta as unhas, emagrecimento contínuo, apesar da alimentação, diarreia e apatia.

Para passar por um dos serviços oferecidos e adotar um animal, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte.

Serviço
Feira de adoção, vacinação antirrábica e avaliação de zoonoses
Data: sábado, 30/9
Horário: das 8h às 14h
Local: CCZ – Av. Projetada 2, nº 1.721, Estância Jockey Club (Residencial SetSul).

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES