18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoTotal de vítimas do trânsito cai 25% em 2023

Total de vítimas do trânsito cai 25% em 2023

O total de óbitos provocados por acidentes de trânsito ocorridos nas ruas e avenidas de Rio Preto caiu 25% no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), mantido e gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP.

Nos primeiros dois meses deste ano, foram 9 vítimas fatais, três a menos que as 12 mortes registradas no ano passado. “Nossa meta é sempre zerar esses números. O ideal é que não ocorram mortes no trânsito. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas os dados mostram que o trabalho está gerando resultado”, afirma o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes.

Hernandes atribui a redução às ações educativas, com as campanhas permanentes, ao reforço da sinalização, à recuperação do asfalto, assim como ao recapeamento de vias e à instalação de novos semáforos e o remanejamento dos antigos. “Nossa equipe monitora diariamente as ocorrências, desde as mais leves até as mais graves para identificar os pontos sensíveis do trânsito e corrigir com a intervenção necessária”, pontua.

O secretário também cita a atuação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em atividade delegada na fiscalização do trânsito como ferramenta importante no sentido de coibir os abusos, gerando resultados para a população.

Além das políticas de resultados a curto e médio prazo, Rio Preto investe na educação para o trânsito com crianças e adolescentes, com o objetivo de criar nos cidadãos a cultura de um trânsito mais humano. “Ações como o Teatrânsito, a Minicidade do Trânsito e o concurso Minha Arte no Trânsito, plantam a semente para que as próximas gerações sejam cada vez mais conscientes”, lista o coordenador de Educação para o Trânsito, Pedro Romeiro.

Região
De acordo com os novos dados do Infosiga, a Região Metropolitana de Rio Preto – composta por 37 municípios – registrou queda de 32% no número total de óbitos no trânsito. Esse dado foi obtido da comparação entre fevereiro de 2022, quando ocorreram 28 mortes em acidentes, com o mesmo mês deste ano, que teve 19 ocorrências do tipo. Foi o melhor resultado de uma região no período.

A queda de óbitos no trânsito da região também é evidenciada pela comparação entre o acumulado de casos de janeiro e fevereiro do ano passado com o acumulado do mesmo período deste ano. Foram 55 ocorrências no primeiro bimestre de 2022, contra 43 em 2023; uma redução de 22%.

Entre os números do Infosiga na região, destaca-se ainda a queda 25% de óbitos em acidentes envolvendo motocicletas, na comparação entre fevereiro do ano passado, quando ocorreram oito casos, e o último mês, que teve seis. Também caíram as mortes em acidentes envolvendo automóveis: foram 16 em fevereiro do ano passado e sete no mesmo mês deste ano; uma variação negativa de 56%. No acumulado do bimestre, a redução foi de 46%, de 36 óbitos para 14.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES